05 fevereiro 2013

Higiene com o bebê!


Olá mamães ou futuras mamães!


Hoje vamos falar sobre a higiene com o bebê. Eu vou dizer oque penso e como faço com a higiene do meu Filho, espero que gostem.
Primeiro você deve lavar as mãos ao entrar em contato principalmente com bebês e nos momentos em que for preparar ou servir alimentos. Nunca dê de comer a um bebê ou criança do mesmo talher que o seu, isso é importante porque o contato com nossa saliva e os microrganismos nela existente podem causar problemas de saúde aos pequenos, o mais comum é o popular sapinho, além de herpes labial, resfriados e outras de fácil contágio. É importante manter os bebês limpos, quando eles fazem cocô o melhor é lavar o bumbum com água e sabão do que usar os lenços umedecidos (no meu caso o Davi tem alergia a lenços umedecidos, então desde recém nascido lavo o bumbum dele com água e sabão, uso o lenço apenas pra sair caso aconteça algo na rua) Enfim acho bem mais prático a água e o sabão  por conta das irritações de pele e mesmo das assaduras. 
Evitem os banhos excessivamente quentes, eles prejudicam a pele. Cuidado ao limpar os ouvidos, existem cotonetes próprios para isso (você encontra no supermercado mesmo) eles tem um formato que impede que sejam introduzidos profundamente nos ouvidos.
E claro todo cuidado do mundo é pouco quando se tratam dos nosso filhos né? Então, fiquem de olho nos produtos que vão usar pra se caso acontecer de dar uma alergia, assadura ou algo do tipo vocês saberem qual foi o produto e não voltar a usar mais.

Vamos as dicas dos especialistas:


A troca de fralda
Para diminuir o risco de assaduras e a dermatite, é importante trocar a fralda com freqüência, a cada três ou cinco horas, limpar o bumbum com muita água e sabão e deixar o bebê sem fralda durante um tempo, para que a pele possa "respirar". O seu pediatra pode indicar um creme que ajude a manter a pele distante da umidade da fralda.
Para casos muito especiais, como viagens de avião ou carro, existem pequenas toalhas umedecidas que podem ser usadas. É muito importante que, nas meninas, a limpeza seja feita de frente para trás, para evitar riscos de uma infecção vaginal. Nos meninos, é importante limpar com cuidado o prepúcio para completar a higiene.

O banho do bebê
O banho não só responde às necessidades higiênicas, mas também é um momento importante de relaxamento. Antes de colocá-lo na banheira, limpe seu bumbum cuidadosamente, ou a banheira pode se converter em um foco de infecção. Lave primeiro o cabelo, depois o corpo, sem esquecer das axilas e das pequenas dobras.
Para a cabecinha, utilize uma esponja natural, com suavidade. Nos primeiros dias é suficiente banhar com água, evitando molhar o umbigo. Depois você poderá utilizar um xampu suave especial para o cabelo. Trate o umbigo com álcool ou com um anti-séptico. Cubra-o com um pedaço de gaze estéril, que você deve trocar cada vez que ficar molhado ou que trocar a fralda.

Cuidando da pele
A pele do bebê é muito delicada. Existem óleos especiais que a ajudarão a limpar o bebê durante as primeiras duas semanas. Depois já é possível usar sabonetes líquidos específicos, cremes, loções ou óleos para hidratar sua pele. Mantenha sempre as unhas limpas e arredondadas. Não introduza cotonetes nos ouvidos do bebê.
Sempre que tiver dúvidas de como agir, converse com o seu pediatra. Na maioria das vezes, os cuidados mais simples são os mais importantes para se prevenir doenças e pequenas infecções.


Então é isso, até a próxima! 


Fonte: Gravidez e Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário